Nossa história

Nossa história

O Projeto CRIA foi fundado em maio de 2018 pela atriz e educadora Laura Campos Braz, que possui 10 anos de experiência em projetos sociais e escolas públicas nas periferias do Rio de Janeiro. O projeto está localizado no complexo de favelas do Caju e usa o teatro como ferramenta educacional. Atuando desde 2015 como professora de teatro na região, Laura pôde perceber a importância de um trabalho cultural voltado para a educação. A falta de interesse nos estudos por parte dos jovens não permitia que um processo de pesquisa teatral se iniciasse. Nesse cenário, a educadora entendeu que além da formação artística, seria muito importante criar um espaço que pudesse estimular e aguçar o interesse pelos estudos, nascendo assim, em 2018, o Projeto CRIA.

Em 2019, com o objetivo de montar um espetáculo de teatro de rua e ajudar os estudantes na escola, Laura começou a introduzir conteúdos educacionais de história, literatura e escrita nas aulas de teatro, para trabalhar na construção de um texto que permitisse a compreensão do legado histórico do bairro do Caju e toda complexidade que existe por trás do surgimento das favelas. A iniciativa garantiu uma melhora significativa nos rendimentos escolares dos beneficiários, que estavam muito mais interessados nos estudos e em pesquisas. Como resultado desse trabalho, foi montado o Cortejo Favela, um espetáculo apresentado nas ruas da comunidade, dando início a um processo de democratização do teatro na favela, por meio da Arte Pública.

Missão

Promover a construção do pensamento autônomo de indivíduos em situação de risco social, utilizando o teatro como ferramenta educacional.

Visão

Tornar o Método Cria uma ferramenta de aprendizagem reconhecida no Brasil.

Valores

Criatividade
Qualidade
Conhecimento
Diversidade
Transparência