Um dos bairros mais antigos e históricos do Rio de Janeiro, o Caju é o território do Projeto CRIA. Localizado na Zona Portuária, o bairro tem o início da sua história no ano de 1800, com a vinda do Império Português para o Brasil. A área nobre, frequentada pela família imperial, teve, no entanto, sua arquitetura transformada com a instalação da Zona Portuária. O grande fluxo de pessoas e cargas transformou a tranquilidade do bairro e gerou enorme impacto territorial e social. A transformação do bairro contribuiu para o desenvolvimento de um complexo de 7 favelas, com um quantitativo populacional de aproximadamente 40.000 moradores. Isolado, vulnerável e poluído, o bairro do Caju, foi se tornando esquecido e, consequentemente, seus moradores também.
Esse contexto impacta diretamente na educação das crianças e adolescentes, cria um muro de desigualdade e contribui para o alto índice de evasão escolar na região.
Diante de todos esses problemas, o Projeto CRIA atua para resgatar a história do bairro, gerar impacto direto na margem de escolhas de crianças e adolescentes, e colocar o Caju de volta ao mapa.